Category: Cadeira 5

PAPI JÚNIOR

Antônio Papi Júnior nasceu no Rio de Janeiro-RJ, no dia 28 de agosto de 1854. Filho de Antônio Papi (austríaco) e de Maria Papi (portuguesa). Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922. Na primeira reorganização, ocupou a cadeira 34 e, na segunda, a de número 27, cujo patrono era …

PAPI JÚNIOR Leia mais »

EDUARDO DIATAHY BEZERRA DE MENEZES

Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes nasceu em Fortaleza-CE, no dia 28 de abril de 1935. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 9 de maio de 1997, sendo saudado pelo acadêmico Pedro Paulo Montenegro. Ocupa a vaga deixada pelo romancista Fran Martins, cadeira número 5, cujo patrono é Papi Júnior. Ocuparam a mesma cadeira: …

EDUARDO DIATAHY BEZERRA DE MENEZES Leia mais »

Fran Martins

Francisco (Fran) Martins nasceu em Iguatu-CE, no dia 13 de junho de 1913. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 15 de agosto de 1951, sendo saudado pelo acadêmico Andrade Furtado. Ocupou a cadeira número 5, cujo patrono era Papi Júnior. Estudou no Ginásio do Crato, Liceu Maranhense e Colégio Cearense. Ingressou na Faculdade …

Fran Martins Leia mais »

Antônio Furtado

Antônio Furtado Bezerra de Menezes nasceu em Quixeramobim-CE, no dia 14 de junho de 1893. Filho de Antônio Furtado Bezerra de Meneses e Matilde Alice Bezerra Furtado, Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de maio de 1930, na época da segunda reorganização, ocupando a cadeira número 5, cujo patrono era Antônio Bezerra. …

Antônio Furtado Leia mais »

Alf. Castro

Alfredo (Alf.) de Miranda Castro nasceu em Recife-PE, no dia 30 de novembro de 1873. Filho de Jerônimo Emiliano de Miranda Castro e Maria Eulália de Miranda Castro. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, no período da primeira reorganização. Ocupou a cadeira número 5, cujo patrono, na época, era …

Alf. Castro Leia mais »