Category: Cadeira 7

CLÓVIS BEVILÁQUA

Clóvis Beviláqua nasceu em Viçosa, hoje Viçosa do Ceará, no dia 4 de outubro de 1859. Filho de José Beviláqua e Martiniana Aires Beviláqua. Patrono da cadeira 7 da Academia Cearense de Letras. Iniciou os estudos primários na terra natal, depois, foi estudar em Fortaleza, ingressando em 1872, no Ateneu Cearense. Depois, estudou no Liceu …

CLÓVIS BEVILÁQUA Leia mais »

MARLY VASCONCELOS

Marly Sales Vasconcelos nasceu em Fortaleza-CE, no dia 5 de julho. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 22 de março de 1990, ocasião em que foi saudada pelo romancista João Clímaco Bezerra. Ocupa a vaga deixada pelo escritor Nertan Macedo, cadeira número 7, cujo patrono é o jurisconsulto Clóvis Beviláqua. Foi a primeira …

MARLY VASCONCELOS Leia mais »

Nertan Macedo

Nertan Macedo de Alcântara nasceu na cidade do Crato-CE, no dia 20 de maio de 1929. Filho de Júlio Teixeira de Alcântara e Corina Macedo de Alcântara. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 15 de agosto de 1966, sendo saudado pelo acadêmico Hugo Catunda. Ocupou a cadeira número 7, vaga em decorrência da …

Nertan Macedo Leia mais »

Mário Linhares

Mário Rômulo Linhares nasceu em Fortaleza, no dia 19 de agosto de 1889. Filho de Vicente Alves Linhares e Maria Amália Vieira Linhares. Ingressou na Academia Cearense de Letras em 10 de fevereiro de 1952, baseado no artigo 15 do estatuto social aprovado naquela data, que diz: “Em homenagem a Mário Linhares, que há prestado …

Mário Linhares Leia mais »

ANTONINO FONTENELE

Antonino  da Cunha Fontenele nasceu em Viçosa-CE, no dia 23 de março de 1863. Filho do capitão José da Cunha Fontenele e Ana Alexandrina Fontenele. Foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras. Compareceu à sessão inaugural da Academia Cearense, em 15 de agosto de 1894. Após a reorganização de 1922, ocupou a cadeira …

ANTONINO FONTENELE Leia mais »