Category: Cadeira 8

HORÁCIO DÍDIMO

Horácio Dídimo Pereira Barbosa Vieira nasceu em Fortaleza-Ce, no dia 23 de março de 1935   Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal da Paraíba e doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professor …

HORÁCIO DÍDIMO Leia mais »

DOMINGOS OLÍMPIO

Domingos Olímpio Braga Cavalcanti nasceu em Sobral-CE, no dia 18 de setembro de 1851. Patrono da cadeira 8 da Academia Cearense de Letras. Foi redator do jornal literário do Recife, “Movimento”, em cuja Faculdade se bacharelou, em 1873. Foi promotor de justiça em Sobral, ali fundando o Teatro Apolo, em 1875, e colaborando com a …

DOMINGOS OLÍMPIO Leia mais »

GRECIANNY CORDEIRO

Grecianny Carvalho Cordeiro nasceu em Fortaleza-CE, no dia 17 de abril de 1971. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de março de 2019, ocasião em que foi saudada pelo acadêmico César Barros Leal. Ocupa a vaga deixada pelo poeta Horácio Dídimo, cadeira número 8, cujo patrono é Domingos Olímpio. Ocuparam a mesma …

GRECIANNY CORDEIRO Leia mais »

Valter Pompeu

Valter Pompeu de Sousa Magalhães nasceu em Fortaleza-CE, no dia 1º de julho de 1901. Filho de Alfredo Pompeu de Sousa Magalhães e Maria Cecília Pompeu de Sousa Magalhães. No dia 21 de maio de 1930, ingressou na Academia Cearense de Letras, quando de sua segunda reorganização. Ocupou a cadeira número 8, cujo patrono, à …

Valter Pompeu Leia mais »

Fernandes Távora

Manuel do Nascimento Fernandes Távora nasceu na Fazenda Embargo, Jaguaribe-CE, no dia 21 de março de 1877. Ingressou na Academia Cearense de Letras na reorganização de 1922, ocupando a cadeira de número 31, passando para a cadeira de número 9 na reorganização de 1930 e, por fim, para a cadeira de número 8, na de …

Fernandes Távora Leia mais »