Category: Fundadores

EDUARDO SALGADO

Eduardo da Rocha Salgado nasceu em Fortaleza-CE, no dia 20 de abril de 1864. Filho de Francisco Luís Salgado, de nacionalidade portuguesa, e de Virgínia da Rocha Salgado. Foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras, embora não tenha comparecido à sessão inaugural de 15 de agosto de 1894. Com a reforma de 1922, …

EDUARDO SALGADO Leia mais »

JOSÉ DOMINGUES FONTENELE

José Domingues Fontenele nasceu na fazenda Cipoal, da cidade de Piracuruca-PI, no ano de 1869. Filho de José Joaquim Fontenele Sobrinho e de Maria da Conceição Fontenele. Foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras, comparecendo à sessão solene de 15 de agosto de 1894. No ano seguinte, pediu o desligamento do sodalício. Estudou …

JOSÉ DOMINGUES FONTENELE Leia mais »

ÁLVARO DE ALENCAR

Álvaro Gurgel de Alencar nasceu em Icó-CE, no dia 10 de janeiro de 1861. Filho do dr. Rufino Antunes de Alencar e Quitéria Dulcineia Gurgel de Alencar. Foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras, comparecendo à sessão de fundação da Academia Cearense, em 15 de agosto de 1894. Participou da segunda fase da …

ÁLVARO DE ALENCAR Leia mais »

TOMÁS POMPEU

Tomás Pompeu de Souza Brasil Filho nasceu em Fortaleza-CE, no dia 30 de junho de 1852. Foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras, embora não tenha comparecido à sessão solene de 15 de agosto de 1894. Na reorganização da Academia, em 1922, ocupou a cadeira número 3, cujo patrono era seu pai, o …

TOMÁS POMPEU Leia mais »

VALDEMIRO CAVALCANTE

Valdemiro Cavalcante nasceu em Granja-CE, no dia 26 de janeiro de 1869. Filho do Ten. Cel. Antônio Pereira Jacinto Cavalcante e Antônia Ferreira Barros Cavalcante. Foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras, tendo comparecido à sessão solene no salão nobre da Fênix Caixeiral, no dia 15 de agosto de 1894. Na primeira diretoria, …

VALDEMIRO CAVALCANTE Leia mais »