Category: GALERIA DE ACADÊMICOS

RODRIGUES DE CARVALHO

José Rodrigues de Carvalho nasceu em Alagoinha, no estado da Paraíba, no dia 16 de dezembro de 1867. Foi contador do Banco do Ceará, professor da Fênix Caixeiral e da Escola Normal. Graduou-se pela Faculdade Livre de Direito do Ceará, em 1906, fazendo parte da primeira turma daquela instituição. De volta ao seu estado natal, …

RODRIGUES DE CARVALHO Leia mais »

TOMÁS POMPEU FILHO

Tomás Pompeu de Sousa Brasil Filho nasceu em Fortaleza-Ce, no dia 21 de abril de 1878. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de maio de 1930, no período da segunda reorganização do sodalício. Ocupou a cadeira número 33, cujo patrono, na época, era o Visconde de Saboia. Na reorganização de 1951, passou …

TOMÁS POMPEU FILHO Leia mais »

F. ALVES DE ANDRADE

Francisco Alves de Andrade e Castro nasceu na cidade de Mombaça-CE, no dia 21 de novembro de 1913. Ingressou na Academia Cearense de Letras em 21 de novembro de 1970, quando foi saudado pela acadêmica Cândida Galeno. Ocupou a vaga deixada por Tomás Pompeu Sobrinho, cadeira número 6, cujo patrono é Antônio Pompeu. Graduado pela …

F. ALVES DE ANDRADE Leia mais »

Monte Arraes

Raimundo de Monte Arraes nasceu em Assaré-CE, no dia 21 de julho de 1888. Filho de Nicolau Alexandre Arrais e Maria Brasilina Arrais. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de maio de 1930, quando da segunda reorganização do sodalício, ocupando a cadeira número 38, cujo patrono, à época, era Tomás Pompeu de …

Monte Arraes Leia mais »

Mozart Pinto Damasceno

Mozart Pinto Damasceno nasceu em Canindé-CE, no dia 7 de dezembro de 1886. Ingressou na Academia Cearense de Letras em 28 de agosto de 1930, na reorganização de 1930, ocupando a cadeira de número 31, cujo patrono, à época, era Pompílio Cruz. Na ocasião, foi saudado pelo acadêmico Elias Mallmann.  Estudo no Ginásio Cearense, de …

Mozart Pinto Damasceno Leia mais »