Membros

FERNANDA QUINDERÉ

Fernanda Quinderé nasceu no Rio de Janeiro, mas tem suas raízes ligadas ao Ceará. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 1º de outubro de 2024, sendo saudada pelo acadêmico Juarez Leitão. Ocupa a vaga deixada por Luciano Maia (por motivo de renúncia), cadeira número 23, cujo patrono é Juvenal Galeno.   Ocuparam a …

FERNANDA QUINDERÉ Leia mais »

Celma Prata

Celma Regina Prata de Almeida Cunha nasceu em Fortaleza, no dia 22 de julho de 1956. Filha de Clélia Moreira Prata de Almeida e Manuel Saturnino Filho. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 7 de junho de 2022, sendo saudada pelo acadêmico Carlos Augusto Viana. Ocupa a vaga deixada em virtude do pedido …

Celma Prata Leia mais »

PIO RODRIGUES

Pio Rodrigues Neto nasceu em Fortaleza-CE, no dia 1º de novembro de 1952. É engenheiro civil formado pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, São Paulo, em 1976. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 02 de dezembro de 2021, sendo saudado pelo acadêmico Pedro Henrique Saraiva Leão. Ocupa a vaga deixada pelo acadêmico …

PIO RODRIGUES Leia mais »

RODRIGUES DE CARVALHO

José Rodrigues de Carvalho nasceu em Alagoinha, no estado da Paraíba, no dia 16 de dezembro de 1867. Foi contador do Banco do Ceará, professor da Fênix Caixeiral e da Escola Normal. Graduou-se pela Faculdade Livre de Direito do Ceará, em 1906, fazendo parte da primeira turma daquela instituição. De volta ao seu estado natal, …

RODRIGUES DE CARVALHO Leia mais »

TOMÁS POMPEU FILHO

Tomás Pompeu de Sousa Brasil Filho nasceu em Fortaleza-Ce, no dia 21 de abril de 1878. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de maio de 1930, no período da segunda reorganização do sodalício. Ocupou a cadeira número 33, cujo patrono, na época, era o Visconde de Saboia. Na reorganização de 1951, passou …

TOMÁS POMPEU FILHO Leia mais »