Category: Ocupantes

RODRIGUES DE CARVALHO

José Rodrigues de Carvalho nasceu em Alagoinha, no estado da Paraíba, no dia 16 de dezembro de 1867. Foi contador do Banco do Ceará, professor da Fênix Caixeiral e da Escola Normal. Graduou-se pela Faculdade Livre de Direito do Ceará, em 1906, fazendo parte da primeira turma daquela instituição. De volta ao seu estado natal, …

RODRIGUES DE CARVALHO Leia mais »

Mozart Pinto Damasceno

Mozart Pinto Damasceno nasceu em Canindé-CE, no dia 7 de dezembro de 1886. Ingressou na Academia Cearense de Letras em 28 de agosto de 1930, na reorganização de 1930, ocupando a cadeira de número 31, cujo patrono, à época, era Pompílio Cruz. Na ocasião, foi saudado pelo acadêmico Elias Mallmann.  Estudo no Ginásio Cearense, de …

Mozart Pinto Damasceno Leia mais »

HORÁCIO DÍDIMO

Horácio Dídimo Pereira Barbosa Vieira nasceu em Fortaleza-Ce, no dia 23 de março de 1935   Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal da Paraíba e doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professor …

HORÁCIO DÍDIMO Leia mais »

JUSTINIANO DE SERPA

Justiniano José de Serpa nasceu em Aquiraz-CE, no dia 6 de janeiro de 1852. Foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras e fez parte da diretoria no cargo de orador, no período de 1894 a 1900. Participou intensamente nas sessões da fase inicial do sodalício, discutindo temas jurídicos. Em 1922, com a ajuda …

JUSTINIANO DE SERPA Leia mais »

Pe. Antônio Tomás

Padre Antônio Tomás nasceu na cidade de Acaraú-CE, no dia 14 de setembro de 1868. Filho do professor Gil Tomás Lourenço e Francisca Laurinda da Frota. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, por ocasião da primeira reorganização do sodalício. Ocupou a cadeira número 40, cujo patrono era Luís …

Pe. Antônio Tomás Leia mais »