Category: Cadeira 19

JOSÉ ALBANO

José de Abreu Albano nasceu em Fortaleza-CE, no dia 12 de abril de 1882. Filho de José Albano Filho e Maria de Abreu Albano. Neto do Barão de Aratanha. Patrono da cadeira 19 da Academia Cearense de Letras. Foi poeta, professor e diplomata. Estudou no Seminário de Fortaleza (1892-1893), mas foi enviado pelo pai para …

JOSÉ ALBANO Leia mais »

RAIMUNDO DE ARRUDA

Raimundo Leopoldo Coelho de Arruda nasceu em Sobral-CE, no dia 2 de novembro de 1863. Filho de Vicente Ferreira de Arruda (professor de Latim) e Guilhermina Gomes Coelho de Arruda. Foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras, embora não tenha comparecido à sessão solene de 15 de agosto de 1894. Na segunda fase …

RAIMUNDO DE ARRUDA Leia mais »

JUAREZ LEITÃO

Juarez Fernandes Leitão nasceu a 11 de março de 1948 em Novo Oriente, Ceará. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 14 de março de 1996, ocasião em que foi saudado pelo acadêmico Teoberto Landim. Ocupa a vaga deixada por Mozart Soriano Aderaldo, cadeira número 19, cujo patrono é José Albano. Ocuparam a mesma …

JUAREZ LEITÃO Leia mais »

Mozart Soriano Aderaldo

Mozart Soriano Aderaldo nasceu na cidade de Brejo-MA, no dia 22 de abril de 1917. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 22 de agosto de 1958, sendo saudado pelo acadêmico João Clímaco Bezerra. Ocupou a vaga deixada por Martinz de Aguiar, cadeira número 19, cujo patrono é o poeta José Albano. Fez os …

Mozart Soriano Aderaldo Leia mais »

Martinz de Aguiar

Antônio Martinz de Aguiar e Silva nasceu na cidade de Caucaia-CE, no dia 4 de março de 1893. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de maio de 1930, por ocasião da sua segunda reorganização, ocupando a cadeira número 19, cujo patrono é o poeta José Albano. Enquanto vice-presidente da instituição, durante muitos …

Martinz de Aguiar Leia mais »