Category: Cadeira 21

JOSÉ DE ALENCAR

José Martiniano de Alencar nasceu no Sítio Alagadiço Novo, em Messejana, Fortaleza-CE, no dia 1º. de maio de 1829. Filho do Senador José Martiniano de Alencar e de Ana Josefina de Alencar. Patrono da cadeira 21 da Academia Cearense de Letras. Foi o criador do romance brasileiro, dramaturgo, advogado, político. Aos dezessete anos, depois de …

JOSÉ DE ALENCAR Leia mais »

REGINE LIMAVERDE

Regine Helena Limaverde Silva dos Fernandes Vieira nasceu em Fortaleza-CE, no dia 14 de março, dia do centenário de nascimento de Castro Alves. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 29 de fevereiro de 1996, ocasião em que foi saudada pelo Príncipe dos Poetas Cearenses, acadêmico Artur Eduardo Benevides. Ocupa a vaga deixada pelo …

REGINE LIMAVERDE Leia mais »

Raimundo Girão

Raimundo Girão nasceu na Fazenda Palestina, no município de Morada Nova-CE, no dia 3 de outubro de 1900. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 15 de agosto de 1951, ocupando inicialmente a cadeira número 4, cujo patrono é Antônio Bezerra, tendo posteriormente se transferido para a cadeira número 21, cujo patrono é José Martiniano …

Raimundo Girão Leia mais »

Raimundo F. Ribeiro

Raimundo Francisco Ribeiro nasceu em Baturité-CE, no dia 24 de maio de 1861. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, por ocasião de sua primeira reorganização, ocupando a cadeira número 21, cujo patrono, na época, era  Oliveira Sobrinho. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Recife, em 1884. Exerceu a …

Raimundo F. Ribeiro Leia mais »

Osmundo Pontes

Francisco Osmundo Pontes nasceu em Lábrea, no Amazonas, no dia 4 de novembro de 1920. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 13 de janeiro de 1989, sendo recebido pelo acadêmico Eduardo Campos. Ocupou a cadeira número 21, vaga deixada pelo historiador Raimundo Girão, cujo patrono é José de Alencar. Bacharel em Ciências Jurídicas …

Osmundo Pontes Leia mais »