Category: Cadeira 23

JUVENAL GALENO

Juvenal Galeno da Costa e Silva nasceu em Fortaleza-CE, no dia 27 de setembro de 1836, em Fortaleza. Filho de José Antonio da Costa e Silva e de Maria do Carmo Teófilo e Silva.  Era primo de Capistrano de Abreu pelo lado paterno e, pelo lado materno, de Clóvis Beviláqua. Patrono da cadeira 23 da …

JUVENAL GALENO Leia mais »

LUCIANO MAIA

Luciano Maia nasceu a 7 de janeiro de 1949, em Limoeiro do Norte, Ceará, Brasil. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 12 de maio de 1999, ocasião em foi saudado pelo então presidente, poeta Artur Eduardo Benevides. Ocupa a vaga deixada pelo acadêmico Florival Seraine, cadeira número 23, cujo patrono é Juvenal Galeno. …

LUCIANO MAIA Leia mais »

Henriqueta Galeno

Henriqueta Galeno nasceu em Fortaleza-CE, no dia 23 de fevereiro de 1887. Estudou no colégio Imaculada Conceição e fez os estudos preparatórios no Liceu do Ceará. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, foi a primeira mulher a cursar a Faculdade de Direito no Ceará, formando-se em 1919. Logo depois, foi  convidada pelo então governador Dr. João …

Henriqueta Galeno Leia mais »

Florival Seraine

Florival Alves Seraine nasceu na cidade de Viseu, Pará, no dia 19 de abril de 1910. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 10 de maio de 1965, sendo saudado pelo acadêmico José Valdivino de Carvalho. Ocupou a vaga deixada por Henriqueta Galeno, cadeira número 23, cujo patrono é o poeta Juvenal Galeno. Ainda …

Florival Seraine Leia mais »

Elias Mallmann

Elias Mallmann nasceu em Alegrete-RS, no dia 23 de março de 1902. Filho de Eduardo Malmann e Alzira Malmann, Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de maio de 1930, por ocasião de sua segunda reorganização, ocupando a cadeira número 23, cujo patrono, na época, era Lívio Barreto. Transferiu a residência para o …

Elias Mallmann Leia mais »