Category: Cadeira 26

MANUEL SOARES DA SILVA BEZERRA

Manoel Soares da Silva Bezerra nasceu na antiga vila do Riacho do Sangue, depois Frade, atualmente município de Jaguaretama-CE, em agosto de 1810. Filho de Antônio Bezerra de Meneses e Fabiana de Jesus Maria Bezerra de Meneses. Era irmão de Adolpho Bezerra de Meneses, médico e espírita famoso. Patrono da cadeira 26 da Academia Cearense …

MANUEL SOARES DA SILVA BEZERRA Leia mais »

LÚCIO ALCÂNTARA

Lúcio Gonçalo de Alcântara, médico, político e escritor. Nasceu em Fortaleza-CE, em 16 de maio de 1943. Casado com Beatriz Alcântara (escritora) e pai de dois filhos, Daniela (arquiteta) e Leonardo (advogado). Graduou-se na Faculdade de Medicina – Universidade Federal do Ceará – 1966 – UFC e cursou Especialização em Medicina Tropical- Doenças Infecciosas e …

LÚCIO ALCÂNTARA Leia mais »

Otacílio de Azevedo

Otacílio Ferreira de Azevedo nasceu na cidade de Redenção-CE, no dia 11 de fevereiro de 1896. Filho de Bernardino Ferreira de Azevedo e Felismina Maria da Conceição. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de fevereiro de 1969, quando foi saudado pelo acadêmico Jáder de Carvalho. Ocupou a vaga deixada por Andrade Furtado, …

Otacílio de Azevedo Leia mais »

Andrade Furtado

Manuel Antônio de Andrade Furtado nasceu em Quixeramobim-CE, no dia 28 de janeiro de 1890. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, na época da primeira reorganização, ocupando a cadeira número 18, cujo patrono era Manuel Soares da Silva Bezerra. Transferiu-se para cadeira número 26, após a reorganização ocorrida …

Andrade Furtado Leia mais »