Category: Cadeira 28

MÁRIO DA SILVEIRA

Mário da Silveira nasceu em Fortaleza-CE, no dia 17 de setembro de 1899. Filho de Raimundo Silveira Gomes e Teodolinda Matos da Silveira. Patrono da cadeira 28 da Academia Cearense de Letras. Fez os estudos escolares no Colégio Nossa Senhora do Carmo e no Instituto de Humanidades. Seu pai era juiz e foi transferido para …

MÁRIO DA SILVEIRA Leia mais »

GISELDA MEDEIROS

Giselda de Medeiros Albuquerque nasceu em Prata-Acaraú-CE, em 14 de julho. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de junho de 2000, ocasião em foi saudada pela acadêmica Regine Limaverde. Ocupa a vaga deixada pelo acadêmico João Jacques, cadeira número 28, cujo patrono é Mário da Silveira. Ocuparam a mesma cadeira: Antônio Teodorico, …

GISELDA MEDEIROS Leia mais »

Leonardo Mota

Leonardo Ferreira Mota (Leota) nasceu em Pedra Branca-CE, no dia 10 de maio de 1891. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, tendo ocupado a cadeira número 32, cujo patrono era Franklin Távora. Seu nome foi injustamente esquecido na reorganização ocorrida em 1930. Foi reeleito para ACL em 4 …

Leonardo Mota Leia mais »

Júlio Maciel

Júlio Barbosa Maciel nasceu em Baturité-CE, no dia 28 de abril de 1888. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, quando da primeira reorganização do sodalício, ocupando a cadeira número 38, período em que não escolheu o patrono. Nas reorganizações da ACL em 1930 e 1951 ocupou, respectivamente, as …

Júlio Maciel Leia mais »

José Sombra Filho

José da Cunha Sombra Filho nasceu em Viena, Áustria, no dia 21 de março de 1883. Seu pai, José Sombra, que na época fazia um estágio na Europa, voltou para Ceará, fixando residência com a família. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, por ocasião de sua primeira reorganização, …

José Sombra Filho Leia mais »