Category: Cadeira 31

Mozart Pinto Damasceno

Mozart Pinto Damasceno nasceu em Canindé-CE, no dia 7 de dezembro de 1886. Ingressou na Academia Cearense de Letras em 28 de agosto de 1930, na reorganização de 1930, ocupando a cadeira de número 31, cujo patrono, à época, era Pompílio Cruz. Na ocasião, foi saudado pelo acadêmico Elias Mallmann.  Estudo no Ginásio Cearense, de …

Mozart Pinto Damasceno Leia mais »

FARIAS BRITO

Raimundo de Farias Brito nasceu em São Benedito-CE, no dia 24 de julho de 1863. Filho de Marcolino José de Brito e Eugênia Alves de Farias. Foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras, tomando posse na sessão inaugural de 15 de agosto de 1894. Apesar de ter se mudado para Belém e, depois, …

FARIAS BRITO Leia mais »

LOURDINHA LEITE BARBOSA

Maria de Lourdes Dias Leite Barbosa nasceu em Ipu-CE, no dia 3 de dezembro. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 16 de outubro de 2013, sendo saudada pela acadêmica Regine Limaverde. Ocupa a vaga deixada pelo acadêmico e poeta Francisco Carvalho, cadeira 31, cujo patrono é Farias Brito.  Ocuparam a mesma cadeira: Fernandes Távora, …

LOURDINHA LEITE BARBOSA Leia mais »

Leite Maranhão

José Leite Maranhão nasceu na cidade de Mauriti-CE, no dia 10 de agosto de 1894. Ingressou na Academia Cearense de Letras em 10 de maio de 1951, após a fusão com a Academia de Letras do Ceará. Ocupou a cadeira de número 31, cujo patrono é Farias Brito. Renunciou à ACL em 1957. Estudou no …

Leite Maranhão Leia mais »

Francisco Carvalho

Francisco de Oliveira Carvalho nasceu em Russas-CE, no dia 11 de junho de 1927. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 26 de abril de 1996, ocasião em que foi saudado pelo então presidente Artur Eduardo Benevides. Ocupou a vaga deixada por Cláudio Martins, cadeira número 31, cujo patrono é Farias Brito. Notável poeta …

Francisco Carvalho Leia mais »