Category: Cadeira 34

SAMUEL UCHOA

Samuel Filipe de Sousa Uchoa nasceu na antiga vila do Riacho do sangue, depois Frade, atual município de Jaguaretama-CE, no dia 21 de dezembro de 1843. Patrono da cadeira 34 da Academia Cearense de Letras. Filho de Antônio Raulino de Sousa Uchoa e Antônia Cavalcante Uchoa. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de …

SAMUEL UCHOA Leia mais »

FLÁVIO LEITÃO

Francisco Flávio Leitão de Carvalho, nasceu em Fortaleza-CE, a 21 de abril de 1939. Filho do poeta e professor José Valdivino de Carvalho e da pianista Maria Adamir Leitão de Carvalho. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 10 de janeiro de 2017, ocasião em que foi saudado pelo acadêmico José Augusto Bezerra. Ocupa …

FLÁVIO LEITÃO Leia mais »

Vinícius Barros Leal

Vinícius  Antonius Holanda de Barros Leal nasceu na cidade de Baturité-CE, no dia 16 de outubro de 1922. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 10 de maio de 1984, sendo recebido pelo acadêmico Joaryvar Macedo que proferiu a oração intitulada Um historiador na Academia. Ocupou a cadeira número 34, vaga com o desaparecimento de Denizard Macedo, …

Vinícius Barros Leal Leia mais »

José Telles

José Telles da Silva nasceu em Bitupitá, no município de Barroquinha-CE, no dia 12 de março de 1943. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 11 de novembro de 2010, sendo saudado pelo poeta e acadêmico Carlos Augusto Viana. Ocupou a cadeira número 34, cujo patrono é Samuel Uchoa. Graduado pela Faculdade de Medicina da …

José Telles Leia mais »

Figueiredo Filho

José Alves Figueiredo Filho nasceu no Crato-CE, no dia 14 de julho de 1904. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 11 de março de 1968, sendo saudado pelo acadêmico Martins Filho. Ocupou a cadeira número 34, na vaga deixada por Dolor Barreira, cujo patrono é Samuel Uchoa. Iniciou seus primeiros estudos no Ginásio …

Figueiredo Filho Leia mais »