Category: Cadeira 37

TOMÁS LOPES

Tomás Pompeu Lopes Ferreira nasceu em Fortaleza-CE, no dia 16 de novembro de 1879. Filho de João Lopes Ferreira Filho e Maria Amélia (Menininha) de Sousa. Patrono da cadeira 37 da Academia Cearense de Letras. Estudou no Partenon Cearense e no Liceu do Ceará. Em 1896, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou o …

TOMÁS LOPES Leia mais »

TEOBERTO LANDIM

Sebastião Teoberto Mourão Landim nasceu em Pio IX, Piauí, em 2 de março de 1943. Com seis meses de idade, seus pais transferiram o domicílio para o Ceará, onde fez a escola de ensino básico e fundamental. Ingressou no Seminário Diocesano São José, de Sobral, em 1955, ocasião em que se interessou pelos estudos clássicos. …

TEOBERTO LANDIM Leia mais »

Mozart Firmeza

Mozart de Brito Firmeza nasceu em Fortaleza-CE, no dia 24 de maio de 1906. Filho de Hermenegildo de Brito Firmeza e Bárbara de Brito Firmeza. Ingressou na segunda reorganização da Academia Cearense de Letras, no dia 21 de maio de 1930, com 24 anos de idade.  Ocupou a cadeira número 37, cujo patrono é Tomás …

Mozart Firmeza Leia mais »

Manoel Albano Amora

Manoel Albano Amora nasceu em Fortaleza-CE, no dia 19 de outubro de 1915. Foi membro da Academia de Letras do Ceará, tendo ingressado na Academia Cearense de Letras por ocasião da fusão das duas sociedades, em 10 de maio de 1951. Ocupou a cadeira número 37, cujo patrono é Tomás Lopes. Estudou no Colégio Cearense …

Manoel Albano Amora Leia mais »