Cadeira 4

Joaryvar Macedo

Joaquim Lobo de Macedo, que adotou o pseudônimo de Joaryvar Macedo, nasceu na cidade de Lavras da Mangabeira-CE, no dia 20 de maio de 1937. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 19 de agosto de 1983, sendo saudado pelo acadêmico Mozart Soriano Aderaldo. Ocupou a cadeira número 4, na vaga deixada pelo cronista …

Joaryvar Macedo Leia mais »

ANTÔNIO BEZERRA

Antônio Bezerra de Menezes nasceu em Quixeramobim-CE, no dia 21 de fevereiro de 1841. Filho do Dr. Manuel Soares da Silva Bezerra e Maria Teresa de Albuquerque Bezerra. Foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras, tendo assinado o livro de atas da sessão de 15 de agosto de 1894. É o patrono da cadeira …

ANTÔNIO BEZERRA Leia mais »

ANTÔNIO AUGUSTO

Antônio Augusto de Vasconcelos nasceu em Maranguape-CE, no dia 23 de dezembro de 1852. Filho de Justino Augusto de Vasconcelos e Francisca Cândida de Vasconcelos. Foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras, comparecendo à sessão inaugural de 15 de agosto de 1894. Pediu o afastamento do sodalício um ano após sua fundação, voltando …

ANTÔNIO AUGUSTO Leia mais »

JOSÉ MURILO MARTINS

José Murilo de Carvalho Martins nasceu em Caxias-MA, no dia 31 de março de 1929. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 15 de outubro de 1991, sendo saudado pelo acadêmico Pedro Paulo Montenegro. Ocupa a vaga deixada por Joaryvar Macedo, cadeira número 4, cujo patrono é Antônio Bezerra.Foi presidente da Academia no período …

JOSÉ MURILO MARTINS Leia mais »

Pontes Vieira

João Jorge de Pontes Vieira nasceu na cidade de Maranguape-CE, no dia 14 de junho de 1894. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de maio de 1930, quando da segunda reorganização do sodalício. Ocupou a cadeira número 4, cujo patrono era Antônio Augusto. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Ceará, em 1916. Iniciou …

Pontes Vieira Leia mais »