Category: Cadeira 40

TOMÁS POMPEU FILHO

Tomás Pompeu de Sousa Brasil Filho nasceu em Fortaleza-Ce, no dia 21 de abril de 1878. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de maio de 1930, no período da segunda reorganização do sodalício. Ocupou a cadeira número 33, cujo patrono, na época, era o Visconde de Saboia. Na reorganização de 1951, passou …

TOMÁS POMPEU FILHO Leia mais »

VISCONDE DE SABÓIA

Vicente Cândido Figueira de Sabóia (Visconde de Sabóia) nasceu na cidade de Sobral-CE, no dia 13 de abril de 1836. Filho de José Sabóia e Joaquina Figueira de Melo Sabóia. Patrono da cadeira 40 da Academia Cearense de Letras. Doutor pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, tornando-se operador da Seção de Cirurgia (1859) …

VISCONDE DE SABÓIA Leia mais »

DURVAL AIRES FILHO

Durval Aires Filho nasceu em Fortaleza, no dia 23 de dezembro de 1954. Filho do ex-acadêmico, ocupante da cadeira 27 e integrante do grupo Clã, o jornalista Durval Aires de Menezes, de quem herdou não apenas o nome, mas a vocação para as letras. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 10 de fevereiro …

DURVAL AIRES FILHO Leia mais »

Pe. Antônio Tomás

Padre Antônio Tomás nasceu na cidade de Acaraú-CE, no dia 14 de setembro de 1868. Filho do professor Gil Tomás Lourenço e Francisca Laurinda da Frota. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, por ocasião da primeira reorganização do sodalício. Ocupou a cadeira número 40, cujo patrono era Luís …

Pe. Antônio Tomás Leia mais »

Emídio Barbosa

Emídio Barbosa nasceu em Fortaleza, no dia 13 de maio de 1891. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de maio de 1930, por ocasião da segunda reorganização do sodalício. Ocupou a cadeira número 40, cujo patrono era, na época, Valdemiro Cavalcante. Autodidata, cursou somente o Liceu do Ceará e não fez escola …

Emídio Barbosa Leia mais »