Cadeira 6

F. ALVES DE ANDRADE

Francisco Alves de Andrade e Castro nasceu na cidade de Mombaça-CE, no dia 21 de novembro de 1913. Ingressou na Academia Cearense de Letras em 21 de novembro de 1970, quando foi saudado pela acadêmica Cândida Galeno. Ocupou a vaga deixada por Tomás Pompeu Sobrinho, cadeira número 6, cujo patrono é Antônio Pompeu. Graduado pela …

F. ALVES DE ANDRADE Leia mais »

ANTÔNIO POMPEU

Antônio Pompeu de Sousa Brasil nasceu em Fortaleza-CE, no dia 29 de março de 1851. Filho de Tomás Pompeu de Sousa Brasil (Senador) e de Felismina Carolina Filgueiras. Patrono da cadeira 6 da Academia Cearense de Letras. Na reforma da Academia de 1930, seu filho, Tomás Pompeu Sobrinho o escolheu como patrono. Formado pela Faculdade …

ANTÔNIO POMPEU Leia mais »

VIRGÍLIO MAIA

Virgílio Nunes Maia nasceu em Limoeiro do Norte, Ceará, no dia 7 de março de 1954. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 29 de novembro de 2004, ocasião em foi saudado pelo  poeta Artur Eduardo Benevides. Ocupa a vaga deixada pela escritora Natércia Campos, cadeira número 6, cujo patrono é Antônio Pompeu de …

VIRGÍLIO MAIA Leia mais »

Tomás Pompeu Sobrinho

Tomás Pompeu de Sousa Brasil Sobrinho nasceu em Fortaleza-CE, no dia 16 de novembro de 1880. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, quando da primeira reorganização do sodalício, ocupando a cadeira número 6, cujo patrono, na época, era Fausto Barreto. Com as reorganizações da academia, permaneceu na cadeira 6, mas …

Tomás Pompeu Sobrinho Leia mais »

Natércia Campos

Natércia Alcides Campos nasceu em Fortaleza-CE, no dia 30 de setembro de 1938. Filha do escritor Moreira Campos, dedicou-se ao lar, aos livros e à literatura. Ingressou na Academia Cearense de Letras em 28 de fevereiro de 2002, quando foi saudada pelo então presidente da Academia, Artur Eduardo Benevides. Ocupou a vaga deixada por Francisco Alves de Andrade …

Natércia Campos Leia mais »