Cadeira 14

Geraldo Amâncio Pereira

Geraldo Amancio Pereira, nasceu em 29 de abril de 1946, no Sítio Malhada de Areia, Cedro-CE. Filho de Antônio Amancio Pereira e Francisca Amancio da Silva (Dona Ecy). Casado com a iguatuense, Maria Helenilce Alcântara Pereira (Professora). Do casal nasceram três filhos: Geslie Amancio Alcântara, graduada em Turismo e inglês; Cícero Giego Amancio Alcântara, professor; …

Geraldo Amâncio Pereira Leia mais »

JOÃO BRÍGIDO

João Brígido dos Santos nasceu na vila de S. João da Barra, então da Província do Espírito Santo, no dia 3 de dezembro de 1829. Filho de Inácio Brígido dos Santos e Vicência Rolim dos Santos. Patrono da cadeira 14 da Academia Cearense de Letras. Veio com os pais para o Ceará com apenas um …

JOÃO BRÍGIDO Leia mais »

Ernando Uchoa Lima

Francisco Ernando Uchoa Lima nasceu na cidade de Fortaleza, no dia 20 de abril de 1932. Filho de Luís Alves Lima e Ester Uchoa Lima. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 27 de novembro de 2012, ocasião em que foi saudado pelo acadêmico César Asfor Rocha. Ocupou a vaga deixada pelo poeta Barros …

Ernando Uchoa Lima Leia mais »

Jorge de Souza

José Francisco Jorge de Souza nasceu em Itapajé-CE, no dia 2 de junho de 1877. Filho do bacharel em Direito José Francisco Jorge de Sousa e Maria Bastos Jorge de Sousa. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, por ocasião da primeira reorganização, ocupando a cadeira número 14, cujo …

Jorge de Souza Leia mais »

Jáder de Carvalho

Jáder Moreira de Carvalho nasceu na Serra do Estevão, município de Quixadá-CE, no dia 29 de dezembro de 1901. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de maio de 1930, por ocasião da segunda reorganização. Ocupou a cadeira número 15. Posteriormente, ocupou a cadeira número 14, cujo patrono é Capistrano de Abreu.  Bacharelou-se …

Jáder de Carvalho Leia mais »