Category: Cadeira 16

FRANKLIN TÁVORA

João Franklin da Silveira Távora nasceu no sítio Serrinha da Glória, em Baturité-CE, no dia 2 de janeiro de 1842. Filho de Camilo Henrique da Silveira Távora e Maria de Santana da Silveira. Patrono da cadeira 16 da Academia Cearense de Letras. Ainda menino, se transferiu com os pais para o Recife, onde estudou e …

FRANKLIN TÁVORA Leia mais »

ANTÔNIO TEODORICO

Antônio Teodorico da Costa Filho nasceu em Fortaleza-CE, no dia 12 de agosto de 1861. Filho do Comendador Antônio Teodorico da Costa e Higina de Castro Costa. Foi fundador e acadêmico da Academia Cearense de Letras, tendo assinado a ata de fundação, em 15 de agosto de 1894. Nas reorganizações do sodalício, em 1922 e …

ANTÔNIO TEODORICO Leia mais »

BEATRIZ ALCÂNTARA

Maria Beatriz Rosário de Alcântara nasceu em Fortaleza-Ceará, em 09 de fevereiro de 1943. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 30 de novembro de 1994, ocasião em que foi saudada pela acadêmica Marly Vasconcelos. Ocupa a vaga deixada pelo acadêmico Newton Gonçalves, cadeira número 16, cujo patrono é Franklin Távora. Ocuparam a mesma …

BEATRIZ ALCÂNTARA Leia mais »

Newton Gonçalves

Newton Teófilo Gonçalves nasceu em Fortaleza-CE, no dia 17 de setembro de 1917. Ingressou na Academia Cearense de Letras em 19 de novembro de 1979, ocasião em que foi saudado pelo acadêmico Lúcio Alcântara. Ocupou a cadeira número 16, na vaga deixada por Joel Linhares, cujo patrono é Franklin Távora. Cursou o Liceu do Ceará. …

Newton Gonçalves Leia mais »

Júlio Ibiapina

Júlio de Matos Ibiapina nasceu em Aquiraz-CE, no dia 22 de setembro de 1890. Filho de Francisco lbiapina Rodrigues de Oliveira e Ana de Matos Oliveira. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, por ocasião da primeira reorganização do sodalício, ocupando a cadeira número 16, cujo patrono era, na …

Júlio Ibiapina Leia mais »