Category: Cadeira 20

LIBERATO BARROSO

José Liberato Barroso nasceu em Aracati-CE, no dia 21 de setembro de 1830. Filho de Joaquim Liberato Barroso e Francisca Luduvina Barroso. Patrono da cadeira 20 da Academia Cearense de Letras. Fez os estudos superiores na Faculdade de Direito do Recife, bacharelando-se em 1852, e doutorando-se em 1857. Cinco anos depois, foi aprovado em concurso, …

LIBERATO BARROSO Leia mais »

Antônio Sales

Antônio Sales nasceu em Parazinho, município de Paracuru-CE. Filho de Miguel Ferreira Sales e Delfina de Pontes Salas. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, no período da primeira reorganização do sodalício, ocupando a cadeira número 33, então sem patrono. Na reorganização de 1930, passou para cadeira número 20, …

Antônio Sales Leia mais »

CID CARVALHO

Cid Sabóia de Carvalho nasceu em Fortaleza-CE, no dia 25 de agosto de 1935. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 27 de janeiro de 2011, ocasião em que foi saudado pelo acadêmico Pedro Paulo Montenegro. Ocupa a vaga deixada pelo Abelardo F. Montenegro, cadeira número 10, cujo patrono é o Padre Mororó. Ocuparam …

CID CARVALHO Leia mais »

Clodoaldo Pinto

Clodoaldo Pinto de Mesquita nasceu em Belém do Machado, atual município de Itatira-CE, no dia 27 de outubro de 1896. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de maio de 1930, por ocasião da segunda reorganização do sodalício, ocupando a cadeira número 21, cujo patrono é Liberato Barroso. Após a reorganização de 1951, …

Clodoaldo Pinto Leia mais »

Antônio Drummond

Antônio Luís de Drummond Miranda nasceu em Recife-Pe, no dia 30 de novembro de 1882. Graduado pela Faculdade de Direito do Recife, transferiu sua residência para o Ceará, onde exerceu um jornalismo corajoso, advocacia e política. Foi Procurador Fiscal dos feitos da Fazenda do estado. Redator da revista “A Razão” e do jornal “Diário do …

Antônio Drummond Leia mais »