Cadeira 39

ARARIPE JÚNIOR

Tristão de Alencar Araripe Júnior nasceu em Fortaleza, no dia 27 de junho de 1848. Filho do conselheiro Tristão de Alencar Araripe e de Argentina de Alencar Araripe. Patrono da cadeira 39 da Academia Cearense de Letras. Bacharelou-se na Faculdade de Direito do Recife em 1869, logo depois, foi nomeado secretário do governo da Província …

ARARIPE JÚNIOR Leia mais »

MAURO BENEVIDES

Carlos Mauro Cabral Benevides nasceu em Fortaleza-CE, no dia 21 de março de 1930. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de maio de 1992 sendo saudado pelo acadêmico José Murilo Martins. Ocupa a cadeira 39, vaga pelo desaparecimento do escritor José Rebouças Macambira, cujo patrono é Araripe Júnior. Ocuparam a mesma cadeira: Moreira de Azevedo, …

MAURO BENEVIDES Leia mais »

Plácido Aderaldo Castelo

Plácido Aderaldo Castelo nasceu em Mombaça-CE, no dia 11 de janeiro de 1906. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 10 de maio de 1975, ocupando a cadeira número 39, na vaga deixada pelo poeta Cruz Filho, cujo patrono e Araripe Júnior. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Ceará, em 1930. Foi professor do …

Plácido Aderaldo Castelo Leia mais »

Sebastião Moreira de Azevedo

Sebastião Moreira de Azevedo nasceu em Caucaia-CE, no dia 19 de maio de 1892. Filho de Sebastião Carvalho de Azevedo e Francisca Moreira de Azevedo. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, ocupando a cadeira número 39, a época sem patrono. Não foi convidado para participar da reorganização de …

Sebastião Moreira de Azevedo Leia mais »

Jose Rebouças Macambira

José Rebouças Macambira nasceu na cidade de Palmácia-CE, no dia 17 de novembro de 1917. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 17 de janeiro de 1980, sendo saudado pelo acadêmico Otacílio Colares. Ocupou a cadeira número 39, vaga pelo falecimento do acadêmico Plácido Aderaldo Castelo, cujo patrono é Araripe Júnior. Bacharel em Direito pela …

Jose Rebouças Macambira Leia mais »