Category: Presidentes

TOMÁS POMPEU

Tomás Pompeu de Souza Brasil Filho nasceu em Fortaleza-CE, no dia 30 de junho de 1852. Foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras, embora não tenha comparecido à sessão solene de 15 de agosto de 1894. Na reorganização da Academia, em 1922, ocupou a cadeira número 3, cujo patrono era seu pai, o …

TOMÁS POMPEU Leia mais »

Artur Eduardo Benevides

Artur Eduardo Benevides nasceu em Pacatuba-CE, no dia 25 de julho de 1923. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 13 de novembro de 1957, ocasião em que foi saudado pelo acadêmico Braga Montenegro, ocupando a vaga deixada por Tomás Pompeu Filho, cadeira número 40, cujo patrono é Visconde de Sabóia. Bacharel em Direito …

Artur Eduardo Benevides Leia mais »

Dolor Barreira

Dolor Uchoa Barreira nasceu em Solonópole-CE, no dia 13 de abril de 1893. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de maio de 1930, na segunda reorganização. Ocupou a cadeira número 34, cujo patrono é Samuel Uchoa. Bacharel em Ciências e Letras pelo Liceu do Ceará e, em Direito, pela Faculdade de Direito do …

Dolor Barreira Leia mais »

Antônio Sales

Antônio Sales nasceu em Parazinho, município de Paracuru-CE. Filho de Miguel Ferreira Sales e Delfina de Pontes Salas. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, no período da primeira reorganização do sodalício, ocupando a cadeira número 33, então sem patrono. Na reorganização de 1930, passou para cadeira número 20, …

Antônio Sales Leia mais »

Cláudio Martins

Cláudio Martins nasceu na cidade de Barbalha-CE, no dia 10 de maio de 1910. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 10 de janeiro de 1969, na vaga deixada por Cursino Belém de Figueiredo, ocasião em que foi saudado pelo poeta Otacílio Colares. Ocupou a cadeira número 31, cujo patrono é o filósofo Farias …

Cláudio Martins Leia mais »